Plataforma SiM

 

Visão geral dos componentes da Plataforma SiM

Visão geral dos componentes da Plataforma SiM

As entidades caracterizadas na figura acima interagem entre si para estabelecer uma possibilidade de mistura (mixagem) das diferentes trilhas de áudio geradas ao vivo para a construção de músicas coerentes nos diferentes pontos. Na visão geral apresentada acima , são exibidas as principais entidades funcionais: Servidor SiM (SiMd), serviços de áudio, o Cliente SiM (SiMC), o metrônomo distribuído (controle do andamento feito pelo SiM Server e exibido pelo Cliente SiM). Também fica caracterizada a arquitetura de rede, com diferentes redes locais em A, B e C, e a comunicação entre Servidores SiM em redes diferentes via Backbone RNP. Entre os servidores há transmissão de áudio de alta resolução, mensagens de orquestração e de controle do andamento da sessão; os servidores oferecem suas funcionalidades para e são controlados pelos clientes, instância de software utilizada pelos músicos para participar das atividades de música em rede. A seguir são detalhadas as entidades funcionais da arquitetura proposta:

  • Servidor SiM – software responsável por oferecer os serviços da plataforma SiM; é responsável por realizar, através da comunicação com outras instâncias (de Servidor SiM), sessões de composição e execução de música em rede. Tais sessões compreendem a transmissão de fluxos de áudio entre serviços presentes nas redes institucionais (locais) dos servidores SiM envolvidos, além da comunicação entre os servidores para suporte à funcionalidades específicas para execução e composição musical distribuída.
    • Serviço de Áudio – software parte do Servidor SiM que é responsável por oferecer um ou mais serviços de manipulação de áudio digital, tais como: captura, reprodução, codificação, armazenamento e transmissão. Tais serviços serão orquestrados (ativados e controlados) por Servidores SiM locais (na mesma rede local dos dispositivos que hospedam os serviços de áudio) durante a realização de sessões de composição e execução musical distribuída.
  • Cliente SiM – software responsável por manipular os parâmetros de uma sessão de música em rede (através da comunicação com um Servidor SiM em uma rede local). Oferece mecanismos para controle e visualização de atividades de execução e composição de música em rede, podendo ser integrado a softwares de edição/produção de áudio (como Ableton Live ou o Audacity) como plug-in ou ser utilizado como software à parte.

As diferentes instancias de servidores SiM se comunicarão através da Internet (Backbone RNP), enquanto que a comunicação entre os Servidores SiM e os Clientes SiM e também com os diferentes serviços de áudio deve ser realizada através de rede local, com baixíssima latência de comunicação. As redes devem oferecer largura de banda suficiente para a comunicação entre as entidades do sistema e também para a transmissão simultânea de múltiplos fluxos de áudio de alta resolução sem compressão.

Metrônomo distribuído

As múltiplas instâncias de metrônomo presentes nos servidores SiM em uma sessão de música em rede se sincronizam através do protocolo PTP.

Metrônomo distribuído da plataforma SiM

Metrônomo distribuído da plataforma SiM

O metrônomo mestre (M0) notifica aos metrônomos M1 e M2 quais a duração das partes da sessão e qual seu andamento associado, de forma que o envio dos batimentos através do protocolo MIDI (setas azuis) ocorra simultaneamente nas diferentes instâncias de Servidor SiM. O uso do protocolo MIDI faz com que os sinais do metrônomo possam ser enviados para e capturados por diferentes dispositivos e softwares (como o Ableton Live, o Audacity e o Pure Data).

Clientes SiM

O Cliente SiM é a instância de software utilizada pelos usuários da plataforma (i.e. músicos e artistas parte de uma atividade musical em rede) para controle e acompanhamento (visualização) de atividades como execução e composição musical. O cliente também pode ser integrado com outros softwares de produção e edição musical (DAW – Digital Audio Workstations – como o Ableton Live), como um plug-in ou ser utilizado de forma independente.

  •  Cliente SiM solo

Para permitir uma solução portável que não dependesse de nenhuma ferramenta de edição de áudio digital, a plataforma foi modelada e desenvolvida uma versão do cliente em Qt. Vários fatores pesaram na escolha de Qt, principalmente, o fato de que possui implementações e suporte os principais sistemas operacionais.

SimSolo1

Tela do cliente SiM solo para uma sessão de execução de uma peça musical distribuída

SimSolo2

Sessão de composição de uma peça musical distribuída na qual os músicos definem parâmetros relativos à estrutura da peça musical a ser realizada em uma sessão de execução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A interface do cliente SiM solo é composta por elementos facilitadores no que diz respeito à interação entre os músicos. Elementos como a representação visual do metrônomo, uma partitura para anotações musicais e um meio de comunicação extra áudio, são diferenciais considerados fundamentais no desenvolvimento da plataforma para a proveniência da melhor experiência possível por parte dos usuários. O cliente oferece visualizações distintas para os diferentes tipos de sessões disponíveis. A figura 2 apresenta a visualização de uma sessão de execução e na interface estão presentes os elementos para visualização da parte da música em execução no momento que são: compasso corrente, tom corrente, tempo decorrido, visualização do metrônomo e identificador da parte atual. A versão atual também oferece conversa de texto entre os participantes e a possibilidade de visualização de anotação associada à parte corrente, com a possibilidade de inserção de arquivos de mídia em anexo.

  • Cliente SiM VST

SimVst

Interface simplista do Cliente SiM plug-in VST

A versão plug-in VST (Virtual Studio Technology) oferece uma interface que permite o controle da plataforma através de ferramentas de manipulação de áudio digital que suportem o padrão VST.
A interface possibilita que o usuário possa facilmente especificar de que canal vem o áudio que está sendo produzido e para que canal ele deseja enviar o áudio em questão.